sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Olimpíadas Escolares vão servir de base para futuros atletas olímpicos

crédito: foto de Phelipe Caldas


Por GLOBOESPORTE.COM
João Pessoa

As Olimpíadas Escolares (para estudantes de 12 a 14 anos), que segundo o Comitê Olímpico Brasileiro é o quinto maior evento olímpico do mundo, começa hoje e vai até o próximo dia 18, em João Pessoa. Depois de realizar o evento em 2007 e 2008, a capital paraibana volta a sediar novamente os jogos, que vão contar com mais de quatro mil atletas de todo o Brasil. Para o COB, que há cinco anos começou a organizar o evento, este é o primeiro passo para descobrir novos talentos que no futuro ingressarão no esporte de alto rendimento.

Tanto é que representantes de doze confederações esportivas do país estão na cidade a fim de detectar estas pretensas promessas que participarão da etapa final das Olimpíadas. Para chegar a João Pessoa, inclusive, os atletas classificados passaram por uma verdadeira maratona.

Edgar Hubner, dirigente do COB que organiza as Olimpíadas, explica que são as seletivas municipais e estaduais que mostram a grandiosidade do evento.

- Foram ao todo dois milhões de estudantes de três mil municípios de todo o Brasil que participaram das seletivas. Os melhores de cada estado estão aqui - declarou.

Ainda de acordo com ele, João Pessoa está sendo novamente palco das Olimpíadas porque conseguiu alinhar os três critérios básicos exigidos pelo Comitê Olímpico: vontade política para cumprir o caderno de encargos, rede hoteleira que atenda a demanda e no mínimo oito locais para provas individuais e 16 ginásios para esportes coletivos.

- João Pessoa tem tudo isto, diferente de outras cidades que possuem algumas destas características, mas outras não - revelou Hubner, destacando que a capital paraibana já anunciou candidatura para sediar novamente o evento em 2013, mas dessa vez na categoria de 15 a 17 anos.

Este ano, o maior evento esportivo estudantil do país terá um recorde de participantes. Serão mais de cinco mil pessoas envolvidas, entre elas mais de quatro mil atletas, além de árbitros, treinadores, voluntários, dirigentes e observadores internacionais de 16 países dos cinco continentes. Somente do Comitê Organizador são cerca de 100 profissionais hospedados na capital paraibana. Segundo o COB, o investimento na cidade gira em torno de R$ 4 milhões.

Outro dado importante é que 44% dos atletas brasileiros que estiveram na Universiade, evento esportivo mundial realizado em agosto, na China, já participaram das Olimpíadas Escolares. Isso significa, ainda segundo Hubner, que "o trabalho está sendo bem feito". A marca é ainda mais importante porque no evento o Brasil conquistou 18 medalhas, quebrando o recorde de conquistas.

O COB ainda escalou uma seleção de 11 medalhistas olímpicos e pan-americanos para serem embaixadores dos Jogos Escolares 2011. A intenção é de que os atletas renomados possam incentivar as revelações olímpicas. Os embaixadores irão acompanhar as competições esportivas, dar palestras e visitar escolas.

O evento segue até o próximo dia 18, com jogos de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

fonte: http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2011/09/olimpiadas-escolares-vao-servir-de-base-para-futuros-atletas-olimpicos.html