segunda-feira, 26 de setembro de 2011

História do Troféu Chico Piscina



Tudo começou em 1931, quando o jovem “Chico Quintino” deixou o Colégio “Pedro Caetano” de Poços de Caldas/MG, para o internato no Colégio Arquidiocesano de São Paulo/SP. O objetivo firme de Dona Bárbara Eufrausina e do Major José Quintino Pereira, seus pais, era dar ao filho uma educação cultural mais apurada. A de berço já era um modelo.

Na São Paulo romântica daquela época, o bom Chico teve a convivência de três diletos amigos: Cássio Figueiredo, Ariovaldo Vilela e Titilio Benedeti, com quem aos sábados, folga na escola, ia a Santo Amaro, onde na Vila Sofia, existia um tanque natatório, que era alugado, nos fins de semana, aos apreciadores da natação. Ariovaldo, Cássio e Titilio, desde então, começaram a azucrinar a cabeça do Chico para que “como filho de pai rico, construisse uma piscina em sua Mococa”. Um dia, sem os pais esperar, volta o Chico, de retorno da Capital, e vai logo soltando: “Meu forte não é o estudo”, prefiro o trabalho da fazenda. Fazer o que com o caçula? E daí em frente o sonho de “construir uma piscina em sua Mococa” jamais o abandonara e inicia então uma tormenta em cima dos pais, para que tornasse, na cidade, realidade o seu sonho. Vencidos pela insistência, Chico recebe do Major José Quintino e de Dona Bárbara o sinal verde, e os trabalhos iniciam-se então, com muita eficiência. Chega 1933, a piscina pronta, 25x14 metros, com azulejo alemão, inteiramente murada, com arquibancada e dois vestiários em forma de “V”. Veio a inauguração, que aconteceu no dia 31 de Março de 1934, tendo como convidada especial “Maria Lenk”, a maior nadadora do Brasil de todos os tempos. Desaparecia então o “Chico Quintino” para surgir o “Chico Piscina”. Tudo pronto, o bom Chico chega ao Major e diz: Está pronta papai, o que fazer agora? O bom Major, sem se inquietar, respondeu: “Você arranjou essa encrenca, agora saia dela”.

Numa noite, no Clube A Paulicéia, onde se reunia a elite da cidade, Chico Piscina em contato com o Prefeito Antônio Lima Figueiredo, pediu-lhe que formasse uma comissão para tomar conta da piscina. Em seguida pede ao Dr. Manoel Carlos de Siqueira, brilhante advogado, mais conhecido por Dr. Deco, que elaborasse um estatuto e se constituísse para a cidade um clube, nascia aí a Associação Esportiva Mocoquense, até hoje, com incontáveis triunfos, enchendo de glória o nome de Mococa.

No dia 13 de Maio de 1934, foi então fundada a Associação Esportiva Mocoquense quando Mococa recebeu os melhores nadadores do País, entre eles campeões brasileiros e sul-americanos como Maria Lenk, Renata Rocha, Luiz C. Neto, Ivo Pistolato, Boris Chernuruck, Siglinda Lenk entre outros. Emoldurando o grande acontecimento, o céu de Mococa, foi tomado pela exibição de uma esquadrilha de aviões do Exército Nacional, comandada pelo Capitão Cassimiro Montenegro. Tudo às expensas dos cofres do Major. Após essas fortes emoções, que, quem delas participou, jamais esqueceu, veio a decisão da “encrenca”.

Em 1968, a então Delegacia da 7ª Região da Federação Paulista de Natação, hoje Delegacia da 5ª Região da Federação Aquática Paulista sediada em Jaboticabal, recebendo total apoio da Associação Esportiva Mocoquense, com o intuito de prestar uma homenagem ao idealizador da 1ª Piscina de Mococa e uma das primeiras do interior paulista, criou o Torneio Inter-Regional Infanto Juvenil de Natação do Estado de São Paulo no qual seria disputado o Troféu “Chico Piscina”, tal Torneio reunia as 14 Regiões do Estado, e a cada ano era disputado em uma cidade sede.

Quando o Sr. “Chico Piscina” não estava mais em condições de viajar o Troféu “Chico Piscina” passou a ser disputado anualmente em Mococa.

A cada ano que se passava, o Troféu “Chico Piscina” se tornava uma competição com uma expressiva participação também dos Clubes de outros Estados.

Daí, em 1988, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, tomando conhecimento do crescimento deste Troféu, oficializou o mesmo como CAMPEONATO BRASILEIRO INTERFEDERATIVO INFANTO JUVENIL DE NATAÇÃO, na qual os Estados Brasileiros participariam com suas respectivas seleções.

Em 1995 ultrapassando fronteiras, o mesmo passou a ser disputado Internacionalmente, com a participação dos Países Uruguai e Argentina passando a receber também o nome de CAMPEONATO INTERNACIONAL INFANTO JUVENIL DE NATAÇÃO.

Até agora já foram disputadas 40 edições do Troféu “Chico Piscina”, sendo 19 como Torneios Inter-regionais Infanto Juvenil de Natação, 21 como Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto Juvenil de Natação, dos quais 14 também como Campeonato Internacional Infanto Juvenil de Natação e a cada ano que passa o Troféu Chico Piscina, vem se tornando um celeiro de novos nadadores para o Brasil, muitos que aqui estiveram estão hoje defendendo o Brasil mundo a fora, os quais podemos citar Gustavo Borges, Rogério Romero, Fabíola Molina, Flavia Delarori, Eduardo Fischer, Kaio Marcio, Lucas Salatta, Tiago Pereira, Rebeca Gusmão, Rodrigo Castro, Mariana Brochado, Tatiana Lemos, Nicolas Oliveira, Gabriel Mangabeira, Joanna Maranhão, Gabriela Silva e César Cielo Filho “Campeão e Recordista Olímpico em Pequim 2008, “Campeão e Recordista Mundial em Roma 2009”, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário