quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ícones do esporte nacional serão Embaixadores das Olimpíadas Escolares

Ana Marcela


O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) escalou uma seleção de medalhistas olímpicos e pan-americanos como Embaixadores das Olimpíadas Escolares 2011 para atletas de 12 a 14 anos, que começam nesta sexta-feira, dia 9, em João Pessoa (PB). A lista conta com 11 atletas consagrados de 10 modalidades esportivas. O Programa de Embaixadores do COB visa incentivar as 3.300 revelações do esporte nacional com a aproximação dos seus ídolos.

Os embaixadores confirmados são os campeões olímpicos Ricardo Santos (vôlei de praia) e Valeskinha (vôlei), os medalhistas olímpicos Vicente Lenilson (atletismo) e Zé Marco (vôlei de praia), a campeã mundial Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e a bicampeã mundial júnior Sarah Menezes (judô), além dos bicampeões pan-americanos Dayane Camillo (ginástica rítmica), Bruno Souza (handebol) e Guilherme Giovannoni (basquete), e dos medalhistas pan-americanos Guilherme Kumasaka (badminton) e Luciano Pagliarini (ciclismo)."O exemplo positivo dos atletas olímpicos e pan-americanos é um estímulo para os jovens participantes das Olimpíadas Escolares. Os Embaixadores têm papel fundamental na disseminação dos Valores Olímpicos. O contato com ídolos do esporte nacional é um momento marcante e que sempre ficará para sempre na lembrança destes estudantes.", destacou Edgar Hubner, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do COB e diretor geral das Olimpíadas Escolares.

Os embaixadores acompanham as competições esportivas, dão palestras, visitam escolas e distribuem sorrisos por todos os lugares que passam. Bicampeã mundial Júnior e duas vezes medalhista de bronze em mundiais adultos, a judoca piauiense Sarah Menezes conquistou ainda o tricampeonato das Olimpíadas Escolares e desde 2008 acompanha o maior evento esportivo entre estudantes do país. "Desembarco na Paraíba no dia 9 e volto dia 11. Serão dois dias intensos. Vamos a colégios, contamos histórias de como a gente iniciou no esporte, então é bem legal, bem divertido. As crianças adoram. Se divertem, correm, brincam, tiram fotos, pedem autógrafos, ficam todos animados. É muito bonito e emocionante", afirmou a judoca, que confia na parceria entre esporte e educação. "Acredito que o esporte ajuda a criança a melhorar na educação e na disciplina", completou.

Essa é a segunda vez consecutiva que Dayane participa como Embaixadora das Olimpíadas Escolares. A primeira foi em 2010, em Fortaleza, quando a ginástica rítmica estreou na programação. "É uma experiência ótima. O evento é muito grande e daqui com certeza sairão vários atletas preparados já para os Jogos Olímpicos de 2016", afirmou a campeã dos Jogos Pan-americanos de 1999 e 2003 e medalha de bronze em 1995.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba.