segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Governo anuncia medidas de incentivo ao esporte de alto rendimento

Lula durante evento em Brasília
Sergio Lima/Folhapress
Lula defende investimento público no esporte e fala em até 13 ouros em 2016

FÁBIO AMATO
DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira o investimento do Estado na formação e patrocínio de atletas de alto rendimento para viabilizar o país como uma nova potência olímpica visando os Jogos de 2016, no Rio.

Durante cerimônia de lançamento de ações do governo para incentivar o esporte de alto rendimento - entre elas a ampliação do programa Bolsa Atleta com pagamento de até R$ 15 mil para atletas com bom desempenho -, Lula disse, em Brasília, que empresas privadas só se interessam em patrocinar esportistas que já tenham títulos e sejam famosos. Por isso, o Estado brasileiro deve assumir o papel de investir nos atletas naqueles em formação.

"É muito fácil um empresário patrocinar um atleta que já ganhou uma medalha de ouro. Agora, é muito difícil você convencer alguém a pegar um menino de 12, 13 anos de idade da periferia e falar: nós vamos patrocinar. Enquanto não tiver retorno financeiro não existe essa hipótese", disse o presidente.

"Quem tem que fazer isso [investir nos atletas em formação] é o Estado brasileiro e as empresas públicas brasileiras que têm que bancar a garantia de que essas pessoas vão ter oportunidade", completou Lula.

O ministro Orlando Silva (Esporte) disse acreditar que, com a ampliação de investimentos, o Brasil tem condições de ficar entre os dez países com melhor desempenho em medalhas nas Olimpíadas de 2016.

"Eu não tenho a menor dúvida de que até 2016 o Brasil possa estar entre os dez principais países. Nós estamos falando de o Brasil conquistar 12, 13 medalhas de ouro, que é o número que alcançam os países que estão entre os dez", disse.

De acordo com Silva, porém, "mais importante do que estar entre os dez é continuar entre eles após 2016", defendendo a manutenção do investimento em atletas de alto rendimento.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/801629-lula-defende-investimento-publico-no-esporte-e-fala-em-ate-13-ouros-em-2016.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário