ESCLARECIMENTOS OFICIAIS SOBRE O CANCELAMENTO DO TROFÉU RUBEN DINARD
RIO DE JANEIRO, 21/07/2010 15:28
Swim It Up! Clipping, CBDA
Rio de Janeiro, 21 de julho de 2010.
Boletim nº 233/2010.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos-CBDA, vem encaminhar para conhecimento dessa Federação filiada, o esclarecimento à “Comunidade Aquática Brasileira”, sobre os acontecimentos ocorridos por ocasião do Campeonato Brasileiro Infantil de Natação – Troféu Dr. Ruben Dinard de Araújo, realizado na Cidade de Foz do Iguaçu, PR.
Enviamos ainda, o relatório do Delegado dessa CBDA na competição, Prof. Rodney Finizola, bem como do Árbitro Geral da competição, Prof. Marcelo Caldas Falcão.
Os documentos são auto-explicativos e contamos com a compreensão dessa Federação filiada.
Coaracy Nunes Filho
Presidente
--------------------------------------------------------------------------------
Á COMUNIDADE AQUÁTICA BRASILEIRA
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos-CBDA vem dar uma satisfação pública a Comunidade Aquática Brasileira dos fatos ocorridos no Campeonato Brasileiro Infantil de Natação – Troféu Dr. Ruben Dinard de Araújo, realizado na Cidade de Foz do Iguaçu,PR.
A competição foi programada para ser realizada numa piscina totalmente coberta e dentro dos padrões de organização dos eventos da CBDA, com a presença dos seus mais experientes funcionários.
De forma inédita, fomos surpreendidos com uma queda de temperatura na Cidade de Foz do Iguaçu,apontando entre 1 e 3 graus positivos, criando dificuldades para a realização do evento.
Desejamos informar que nesta época do ano a temperatura em Foz do Iguaçu, conforme informação das autoridades locais, é de 26 a 28 graus.
Esta baixa temperatura, trouxe inúmeras dificuldades para o aquecimento da água da piscina que estava em torno de 24 a 25 graus, apesar dos esforços da Prefeitura, colocando máquinas de aquecimento além de aquecedores para amenizar o clima fora da piscina.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, cujo Prefeito é um praticante da natação, ainda colocou à disposição da CBDA, ambulâncias de UTI e todo o Departamento Médico Municipal, para atender aos atletas de forma rápida e eficiente.
Pedimos a sua compreensão para esses fatos decorrentes exclusivamente do fenômeno climático.
Gostaríamos de assinalar que essa competição já estava marcada há mais de 8 meses e se justificava plenamente a realização nesse Município que acaba de construir 10 piscinas de 25 metros para o aprendizado da natação, cujas crianças quando terminam o 2º ciclo, obrigadas pelo currículo escolar a saber nadar.
Em 2011, o Prefeito de Foz do Iguaçu prometeu a construção de uma piscina olímpica de 50 metros e de saltos ornamentais que acopladas às duas piscinas de 25 metros onde se realizou o Campeonato Brasileiro Infantil, se transformará num grande Parque Aquático em nosso país.
Nos últimos 5 anos, a CBDA realizou mais de 50 Campeonatos Nacionais, nunca se verificando quaisquer fatos que justificassem a suspensão da competição.
Pedimos a sua compreensão para o que aconteceu na Cidade de Foz do Iguaçu, foi um fenômeno da natureza inédito na Cidade que levou-nos a suspender o evento esportivo.
Lamentamos profundamente o ocorrido, mas permita-nos dizer que estamos com a nossa consciência tranqüila, pois envidamos todos os esforços para minorar o sofrimento de todos.
Pedimos nossas desculpas pela demora da presente comunicação, pois de Foz do Iguaçu,viajamos para Brasília para viabilizar a Copa do Mundo de Natação, que se realizará nos próximos dias 10, 11 e 12 de setembro no Parque Aquático Maria Lenk.
Devemos lembrar que a Natação Brasileira é orgulho do povo brasileiro, graças a dedicação de nossos atletas e técnicos, e evidentemente a participação ativa de seus pais e responsáveis, que apoiam de forma decisiva a sua carreira de atleta e levou o Brasil no último Campeonato Mundial a ser o segundo país no Mundo na natação masculina e o sétimo país no ranking envolvendo de cerca 200 países.
Por favor caros Amigos, neste momento entendemos perfeitamente os protestos que foram feitos pelos familiares dos atletas, mas solicitamos de nossa parte um crédito de confiança.
Neste momento, que sofremos ainda com os graves acontecimentos ocorridos em Foz do Iguaçu, não se deixem envolver por pessoas inescrupulosas que tentam jogar contra a CBDA, a sua comunidade aquática que sempre nos apoiou e é a principal responsável pelo sucesso da nossa Entidade Nacional.
Estou enviando a cada autor das críticas que recebemos,a presente Nota Oficial da CBDA.
Para complementar essa satisfação que damos à Comunidade Aquática Brasileira, enviamos em anexo, o relatório do Delegado da CBDA no Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno, Prof. Rodney Finizola, Coordenador de todos os Campeonatos da CBDA e do Árbitro Geral da competição e Árbitro da Federação Internacional de Natação – FINA, Prof. Marcelo Caldas Falcão.
A CBDA irá abrir um crédito compensatório nas próximas competições aos Clubes participantes, correspondente às inscrições feitas para o evento, nas provas individuais e revezamentos, não realizadas.
Pedimos a sua compreensão e reflexão sobre os acontecimentos em Foz do Iguaçu.
Coaracy Nunes Filho
Presidente