sábado, 31 de março de 2012

Encontro de forças no Paineiras

Marcelo, Felipe, Professora Maressa, Leonardo Ruiz, Leonardo Monteiro, Paulo e Matheus

Começou hoje(31) a Seletiva para formar a equipe que representará a 1ª. região da Federação Aquática Paulista no tradicional Troféu Kim Mollo.

Na piscina do Paineiras, encontraram-se as principais forças da natação do Estado de São Paulo. Além da equipe da casa, Pinheiros, Corinthians, Sesi, Centro Olímpico, Juventus entre outras trouxeram para a disputa os seus principais atletas nas categorias petiz a juvenil.

A competição seguiu a programação do Troféu que será disputado no mês de maio na cidade de Mococa, não havendo neste programa as provas longas, de 200m estilo e nem de 400m medley.

Para a equipe da Unisanta, o torneio vale para avaliação do estágio físico, tomada de tempos e de preparação para os futuros campeonatos em piscina curta.

Nas etapas realizadas neste primeiro dia, o nadador Marcelo Luiz Bitencourt Fernandes disputou as provas de 400m livre, 100m borboleta e 100m livre.

Na 1ª. etapa, Marcelo nadou os 400m e fez o tempo de 4'38"65, também os 100m borboleta para 1'04"50. Na segunda etapa, o atleta da Natação do Litoral Sul nadou a prova de 100m livre e alcançou a marca de 1'00"17.

Na última etapa, os nadadores Marcelo Soares e Beatriz Oliveira comporão a equipe infantil da Universidade Santa Cecília.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Equipe Infantil da Unisanta participa neste sábado de competição em São Paulo


A equipe infantil da Unisanta estará neste sábado(31) em mais uma competição duríssima visando os campeonatos de inverno.

Comandados pela Professora Maressa, 25 atletas participarão da Seletiva para o Troféu Kim Mollo da 1ª. Região da FAP.

A competição será realizada em três etapas(sábado e domingo), no Clube Paineiras do Morumby em São Paulo, a partir das 8h30min. A seletiva contará com 589 nadadores inscritos das categorias petiz a juvenil.

Para esse Torneio foram inscritos pelo Professor Alexandre Lordello os seguintes nadadores da NLS:

Infantil 2

Marcelo Luiz Bitencourt Fernandes: 400m livre, 100m borboleta e 100m livre.

Infantil 1

Beatriz dos Santos Paiva de Oliveira: 100m nado costas e 200m medley.

Marcelo Soares: 100m costas e 200m medley.

programa de provas e previsão horária

entidades e total de atletas inscritos

balizamento da competição

quinta-feira, 29 de março de 2012

NOTÍCIAS DA FAP - Definidos os locais da temporada de inverno de natação

O Esporte Clube Pinheiro sediará o Campeonato Paulista Juvenil de inverno

Liliane Yoshino

Federação Aquática Paulista

A presidência e a supervisão técnica de natação da Federação Aquática Paulista divulgaram os locais dos campeonatos paulistas da temporada de inverno. Depois do Troféu Kim Mollo, tradicionalmente realizado em Mococa, virão as emoções dos eventos estaduais. Entre os locais mencionados, destaque para o SESI, de Vila Leopoldina, que receberá pela primeira vez uma competição da FAP com os petizes.

Veja abaixo:

Campeonato Paulista Júnior e Sênior

Data: 11 a 13/05

Local: Clube de Campo de Piracicaba - Piracicaba

Campeonato Paulista Juvenil (Seletiva para o Troféu Chico Piscina)

Data: 02 a 03/06

Local: Esporte Clube Pinheiros - São Paulo

Campeonato Paulista Infantil (Seletiva do Troféu Chico Piscina)

Data: 16 a 17/06

Local: Conjunto Aquático Leonardo Speratte - São Caetano do Sul

Campeonato Paulista Petiz

Data: 23 a 24/06

Local: SESI Vila Leopoldina - São Paulo

VI Copa São Paulo para nadadores vinculados

Data: 29/06 a 01/07

Local: Itaguará Country Clube - Guaratingueta

terça-feira, 27 de março de 2012

domingo, 25 de março de 2012

Temporada tem início com um forte Torneio Regional


A Universidade Santa Cecília recebeu neste sábado(24) o segundo torneio regional do ano, organizado pela 7ª. Região da Federação Aquática Paulista.

O Torneio demonstrou que, mesmo em início de temporada, os atletas já estão em boa forma, sendo que muitos alcançaram resultados expressivos e diversos índices para o Troféu Maria Lenk e para os Campeonatos Brasileiros de categoria.

Como se esperava, o duelo maior da competição foi travado entre as equipes da Unisanta e do Corinthians, duas das principais forças da natação do País.

Deve ser ressaltado que a competição contou com a equipe principal do Sport Club Corinthians Paulista e que muitos de seus atletas estarão no próximo final de semana disputando o Grand Prix de Indianápolis/USA e outros, da categorias juvenil e júnior, estarão representando a seleção brasileira no Multinations Swimming Meet a ser realizado na Grécia e em Portugal.

Com relação aos nadadores da Unisanta/NLS, é possível dizer que começaram o ano com o pé direito, nadando bem próximo de seus melhores tempos e deixando a expectativa de uma boa temporada em 2012.

Cabe registrar que o Professor Alexandre Lordello, nesta competição, deixou seus atletas nadarem algumas provas, fora daquelas que eles costumam nadar nos principais campeonatos.

Nessas provas, vale o destaque para os 50m nado borboleta, em que Felipe Ramos fez o tempo de 28",74. Também, a prova de 100m nado peito do atleta Carlos Eduardo Fernandes, que marcou 1'16"30.

Abaixo o resultado completo da competição:

http://www.aquaticapaulista.org.br/arquivos/2012/20120326051836.pdf

sexta-feira, 23 de março de 2012

Atletas da NLS participam de treinamento na piscina da Unisanta

Vivi e Marcelinho
Marcelinho, Vivi e Bia ao término do treinamento

Aproveitando o intervalo da competição do último sábado(24), os atletas da Natação do Litoral Sul, sob o acompanhamento do Professor Alexandre Lordello, participaram de treinamento na piscina olímpica da Unisanta.

O treino encerrou a produtiva semana para os atletas da categoria infantil Beatriz Oliveira e Marcelo Fernandes e serviu para a mais nova atleta da equipe, Maria Vitória Fernandes, conhecer a piscina onde futuramente disputará as competições do calendário da FAP.

Felipe, Carlos e Guilherme disputam Torneio em Santos, neste sábado

A piscina da Unisanta volta a receber uma importante competição regional

Os nadadores da Unisanta/NLS Felipe Ramos, Carlos Eduardo Fernandes e Guilherme Oliveira estarão neste sábado(24) disputando um forte Torneio na cidade de Santos.

A competição regional reunirá as categorias juvenil a sênior e contará com a presença de vários atletas da seleção brasileira entre eles a nadadora Ana Marcela, Fernando Ernesto e Ítalo Pereira.

A Unisanta terá seus principais nadadores e fará um confronto com a ótima equipe do Sport Club Corinthians Paulista, que virá para o torneio com cerca de 70 atletas.

O Técnico Alexandre Lordello espera uma competição de alto nível técnico e que certamente dará aos seus atletas ainda mais experiência para os futuros campeonatos nacionais.

Abaixo o balizamento do Torneio:

domingo, 18 de março de 2012

Imagens do Torneio Regional realizado na Unisanta

Marcelo Fernandes
Professora Maressa, Marcelo Fernandes e Professor Lordello
Marcelo Soares
Beatriz Oliveira

sábado, 17 de março de 2012

Atletas da NLS iniciam bem a temporada de 2012

Beatriz, Marcelo Fernandes e Marcelo Soares representaram bem a equipe da Unisanta

Os atletas infantis da NLS participaram da primeira competição do ano, neste sábado na piscina da Universidade Santa Cecília.

Apesar de não estarem evidentemente em ritmo de competição, os nadadores Marcelo Fernandes, Beatriz Oliveira e Marcelo Soares, todos medalhistas no último Campeonato Paulista de Verão, demonstraram estar em boa forma, alcançando já no primeiro torneio alguns índices para o Paulista de Inverno que será realizado no mês de junho.

Beatriz Oliveira merece destaque. Bia foi campeã no geral nas provas de 100m nado peito e também nos 100m nado costas. Ainda fez o segundo melhor tempo do ano no Brasil, na classe infantil 1, na prova de 200m nado costas.

Marcelinho Fernandes também foi muito bem nas provas de 100 e 200m nado borboleta e nos 400m nado medley, mantendo-se entre os principais nadadores do Estado em sua categoria.

Abaixo o resultado completo da competição:

sexta-feira, 16 de março de 2012

Saiu o balizamento para o torneio da 7ª. região da FAP

Professor Alexandre Lordello e Marcelinho Soares

A Federação Aquática Paulista publicou hoje o balizamento para o primeiro torneio regional da temporada 2012.

O torneio deste sábado(17) será realizado na piscina da Universidade Santa Cecília em Santos para atletas das categorias petiz e infantil.

Pelo número de atletas inscritos, provavelmente, a competição será desenvolvida em uma etapa, com um pequeno intervalo de 30 minutos.

O Professor Alexandre Lordello inscreveu os atletas da categoria infantil da NLS nas seguintes provas:

Marcelo Fernandes - infantil 2: 100 e 200m borboleta, 100 livre e 400m medley.

Beatriz Oliveira - infantil 1: 100 e 200m nado costas, 100m peito e 100m livre.

Marcelo Soares - infantil 1: 100 e 200m costas, 50 e 100m livre.

Abaixo o link para o balizamento completo do torneio regional:


terça-feira, 13 de março de 2012

Torneio Regional em Santos abrirá a temporada de natação em 2012

A piscina da UNISANTA receberá o primeiro Torneio Regional do ano

No próximo sábado(17), acontecerá o primeiro torneio de natação de 2012 para atletas federados e vinculados à Federação Aquática Paulista.

Organizado pela 7ª. Região, a competição contará com atletas das categorias petiz(nascidos em 2000 e 2001) e infantil(1999 e 1998).

Com as modificações instituídas pela FAP no início do ano, o torneio terá maior importância, pois valerá para a obtenção de índices para o Campeonato Paulista Infantil de Inverno, agora previsto para piscina de 50 metros.

Para essa competição, o Professor Alexandre Lordello terá os atletas Marcelo Soares, Beatriz Oliveira e Marcelo Fernandes, que nadarão pela equipe infantil da Universidade Santa Cecília.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Ministério dos Esportes divulga a lista de contemplados do programa bolsa atleta 2012


O programa Bolsa-Atleta contemplará este ano 4.243 atletas de 53 modalidades que compõem os programas dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos. O número representa um aumento de 33,3% em relação aos 3.182 de 2011. A edição 2012 também marca um novo momento do programa, que passa a apoiar atletas consagrados no cenário esportivo, independentemente de já receberem patrocínio.

O número de mulheres contempladas cresceu substancialmente: são 1.744 agraciadas, 29,2% a mais que as 1.349 de 2011. O número de atletas paralímpicos é de 1.184 – 1.182 no ano passado. Há atletas de 26 unidades da federação – apenas o Acre não possui bolsistas –, divididos em cinco categorias: Estudantil, de Base, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica.

Os recursos também aumentaram: em 2012, o Ministério do Esporte destinará R$ 60 milhões para atender aos 4.243 bolsistas dos esportes olímpicos e paralímpicos. Em 2011, esse valor foi de R$ 44 milhões.

A partir de agora, atletas de renome internacional como Maurren Maggi, Fabiana Murer, Jade Barbosa, Robert Scheidt, Marilson Gomes dos Santos e Daniele e Diego Hypólito contam com o apoio do programa. Antes, a maioria deles não se candidatava à bolsa porque a lei não permitia o benefício a atletas que já contassem com patrocínio individual e que recebessem salário. Esse dispositivo foi eliminado pela Lei 12.395, de março de 2011, que também fez outras mudanças no programa, como a correção anual do valor da bolsa e a criação de duas novas categorias: Atleta de Base e Atleta Pódio.

O Atleta Pódio é, ao mesmo tempo, um novo programa do Ministério do Esporte em fase de regulamentação. Projetada para contemplar atletas de elite com reais condições de disputar finais, títulos e medalhas, a categoria Pódio atenderá esportistas que estejam nas primeiras 20 posições do ranking mundial em modalidades individuais dos programas olímpico e paralímpico.

Somando-se os contemplados das categorias Estudantil (233) e de Base (206), são 439 atletas. Em comparação com 2011, quando existia apenas a categoria Estudantil, beneficiando 231 jovens, o Ministério praticamente dobrou o investimento em bolsas na base do esporte brasileiro.

Talentos
Outros atletas que passam a ser apoiados pela Bolsa-Atleta são Elisangela Adriano (atletismo); Arthur Zanetti e Mosiah Rodrigues (ginástica); Ana Marcela e Poliana Okimoto (maratona aquática); Fabíola Molina, Joanna Maranhão, Nicholas Santos e Rodrigo Castro (natação); Damiris do Amaral (basquete); Thomaz Belucci (tênis); Bruno Prada, Isabel Swan e Ricardo Winicki (vela); Hugo Pessanha, Felipe Kitadai e Thiago Camilo (judô); Luiza Almeida (hipismo); Isabel Clark (snowboard); e Yane Marques (pentatlo moderno).

Permanecem no programa atletas de ponta que já eram bolsistas, como Ádria Santos, Roseane Santos e Sheila Finder (atletismo); Hugo Hoyama (tênis de mesa); Fabiana Beltrame (remo); Mayra Aguiar, Erika Miranda, Ketleyn Quadros, Luciano Corrêa e Sarah Menezes (judô); Andre Brasil, Mauro Brasil e Edenia Garcia (natação); Juliana Veloso, Cassius Duran e Hugo Parisi (saltos ornamentais); Julio Almeida, Stenio Yamamoto, Ana Luiza Ferrão e Janice Gil (tiro esportivo).

Também estão contemplados revelações que despontam no esporte brasileiro, como Ana di Rienzo Bulcão (esgrima); Thais Carvalho, Felipe Wu e Filipe Fuzaro (tiro esportivo); William Muinhos e Mariana Laporte (pentatlo moderno); Flavia Gomes e Camila Gebara Nogueira (judô); Isaquias Queiroz e Erlon de Souza Silva (canoagem); Lohaynny Carolyne Vicente e Luana Vicente (badminton); Beatriz Haddad e Thiago Monteiro (tênis); e Robson Conceição (boxe), entre muitos outros jovens que poderão se destacar na delegação do Brasil nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

A lista completa dos atletas contemplados pelo programa foi publicada na edição desta segunda-feira (12.03) do Diário Oficial da União – www.in.gov.br – e pode ser conferida na página do Ministério do Esporte na Internet: www.esporte.gov.br.

Patrocínio individual
Em vigência desde 2005, o Bolsa é o maior programa de patrocínio individual de atletas no mundo. O público-alvo são esportistas de alto rendimento que obtêm bons resultados nas competições nacionais e internacionais. Desde 2010, o Ministério prioriza a concessão das bolsas para atletas de esportes dos programas olímpico e paralímpico, às quais são destinados 85% dos recursos orçamentários do programa.

Modalidades que não fazem parte dos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos são atendidas subsidiariamente, na proporção máxima de 15% dos recursos destinados anualmente. As inscrições para bolsas dessas outras modalidades serão abertas ainda no primeiro semestre de 2012.

O Bolsa-Atleta atende esportistas que tenham obtido bons resultados independentemente de sua condição econômica. O programa é democrático porque, para ser contemplado, o atleta necessita apenas obter bom desempenho (primeiro, segundo ou terceiro lugar) nas competições qualificatórias indicadas pelas respectivas confederações de cada esporte, sem necessidade de intermediários. Para ter inscrição assegurada, basta que cumpra os requisitos legais para cada categoria do benefício, mantenha-se em treinamento e competição e alcance bons resultados.

O programa visa a garantir condições mínimas para que os atletas se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento esportivo para desenvolver seu rendimento e participar de competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.

O Ministério do Esporte trabalha para que cada vez mais o Bolsa-Atleta esteja alinhado com a meta de tornar o Brasil uma potência esportiva a partir dos Jogos Rio 2016.

quarta-feira, 7 de março de 2012

segunda-feira, 5 de março de 2012

sábado, 3 de março de 2012

Atletas da NLS treinam na piscina da Unisanta




Acompanhados de perto pelo Técnico Alexandre Lordello, os atletas da Natação do Litoral Sul treinaram neste sábado na piscina da Universidade Santa Cecília em Santos.