domingo, 29 de janeiro de 2012

A DOR NOS TREINAMENTOS: AMIGA OU INIMIGA?

Artigo de Marcelo Tomazini:

Olá caros amigos blogueiros...

Há alguns anos escrevi um artigo sobre as dores no treinamento, por isso vamos falar deste assunto hoje aqui no blog, principalmente porque muitos atletas estão iniciando sua preparação para um longo objetivo, e as dores, serão companheiras eternas nesta caminhada. Segue abaixo o artigo que escrevi em 2007:

"Quem nunca pensou em desistir naquele penúltimo tiro da série de VO2, faltando 10 segundos para sair da parede? Quem nunca pensou em simular uma cãinbra na virada dos 100 metros na série de 200 A3? Quem nunca pensou em dizer “não estou me sentindo bem” mesmo sabendo que nada se passa? Bem é por essa e outras questões que o nível dos nadadores nacionais e internacionais melhoram.

Um dia um técnico me respondeu algo, talvez para muitos uma besteira, mas acredito ter muita verdade nesta resposta, eu perguntei-lhe: “qual a diferença entre o primeiro e o segundo colocado? Ele me respondeu: “Apesar de diversos fatores técnicos e estratégicos, o primeiro colocado sempre será o atleta que suportará mais a dor”. Na prática, nós nadadores sabemos que não é bem assim, mas se pensarmos no fundo da resposta, realmente veremos que ela possui muito mais verdade do que aparenta. Não podemos pensar nesta resposta como se fosse uma prova apenas, onde a pessoa sai, vira e chega, visto que existiram nadadores que já venceram sem sentir tanta dor e outros que já ficaram em último e não conseguiam esticar o braço após a prova, então devemos pensar nesta frase como um planejamento montado, onde o técnico programou todas aquelas séries (A1, A2, A3, tolerância, potência, velocidade, etc…) e que realmente serão necessárias para a formação ou melhor, para a estruturação do corpo do atleta para futuras performances. E é ai que pensamos naquela resposta. Realmente o atleta, que durante este planejamento integral, suportar mais as situações incômodas de dores durante os treinamentos, aquelas dores de fadiga, aquelas que da vontade de chorar, de parar, aquelas que realmente você sente que quando encerrada, seu corpo realmente evoluiu, serão estas as pessoas que realmente estarão mais preparadas na hora H. Serão estes atletas que poderão subir no bloco, olhar para o infinito e dizer para si mesmo: “É AGORA!”.

Em muitas vezes tive oportunidade de dizer isso, pois sabia que a maior dor eu já tinha sofrido, já tinha superado durante as árduas semanas anaeróbicas, durantes as exaustivas séries de VO2, durante as cansativas preparações físicas, por isso meu psicológico estava preparado realmente para fazer o meu melhor, podendo me concentrar em apenas pequenos detalhes que realmente interfeririam na minha prova e não em que parte da prova eu sentiria dor. A resistência a dor nos treinamentos torna o atleta forte psicologicamente, pois este é talvez o limite para muitos. Por isso aprendi dois ditados na qual sempre apliquei, tanto como atleta quanto técnico e que sempre me ajudou muito psicologicamente nos treinamentos, até porque sempre treinei e competi contra grandes amigos e rivais dentro e fora das piscinas, e eram assim:

“CHORE NOS TREINAMENTOS PARA SORRIR NAS COMPETIÇÕES”

“UMA PEQUENA DIFERENÇA NOS TREINAMENTOS É UMA GRANDE DIFERENÇA NAS COMPETIÇÕES”

Bem é isso amigos blogueiros, bons treinamentos, fortaleçam a mente e… BOAS DORES!"

Grande abraço e muito BOA SORTE na caminhada.

TOMAZINI

Artigo cedido gentilmente pelo autor.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Imagens dos primeiros dias de treinamento da temporada 2012

Marcelo Soares, Marcelo e Felipe
Carlos Eduardo
Guilherme e Beatriz

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O BLOG VOLTOU

Depois de um período de férias, o blog da Natação do Litoral Sul volta para informar e divulgar o trabalho que é realizado na cidade de Peruibe.

O grupo de nadadores que é orientado pelo Técnico Alexandre Lordello desde 2009 reiniciou os treinamentos no dia 09 de janeiro e seus atletas já se preparam para uma nova temporada, especialmente para os principais torneios e campeonatos do Estado de São Paulo e do Brasil.

Cabe lembrar que a valorosa equipe, apesar de pequena, possui conquistas expressivas como convocações para seleções paulistas e brasileiras e títulos de campeão sulamericano, brasileiro e paulista.

O histórico de sucesso também deve ser creditado ao apoio da direção da Academia Corpo e Movimento, local onde são realizados os treinamentos diários.

Por fim, feliz pelo retorno, a todos que acompanham o nosso blog, desejamos um FELIZ 2012 e uma ÓTIMA TEMPORADA PARA A NLS!